I Prêmio Dissertação - CARLOS LESSA

2021

 

Regulamento

 

I. Do Concurso

I.1 - O Concurso selecionará e premiará a melhor dissertação de mestrado acadêmico ou profissional defendida e aprovada, no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

II. Das Dissertações

II.1 - Poderão concorrer ao prêmio insttituído por este regulamento, dissertações de mestrado acadêmico e profissional apresentadas em instituições com sede no Estado do Rio de Janero e legalmente habilitadas pelo MEC.

II.2 -Poderão concorrer até 3 (três) trabalhos, previamente, selecionados pelos programas de pós-graduação das instituições de ensino, defendidos e aprovados no período de 01 de janeiro a 31 de dezembro de 2020.

II.3 - As dissertações deverão versar sobre assuntos diretamente relacionados a teoria econômica, pensamento econômico contemporâneo, economia brasileira, economia do setor público, economia internacional, economia agrícola, economia socioambiental, economia regional e urbana, integração econômica, economia e inovações tecnológicas, temas interdisciplinares e outros relativos à Ciência Econômica.

II.4 - Quanto a forma de apresentação, os textos devem conter um resumo com os objetivos, metodologia e conclusão.

III. Da Inscrição

III.1 – As inscrições serão realizadas, exclusivamente, pelo Coordenador do programa de pós-graduação ou responsável da Universidade ou equivalente de Faculdades Isoladas. O responsável pela inscrição dos trabalhos, receberá do CORECON-RJ, uma SENHA que o habilitará a realizar as inscrições dos trabalhos no certame através do site do CORECON-RJ. A efetivação da inscrição se dará, apenas, após o aceite por parte do coordenador, de todas as regras discriminadas no regulamento. Após, abrirá uma nova tela para o cadastro dos trabalhos, onde serão solicitadas todas as informações pertinentes a cada trabalho inscrito (nome da instituição de ensino, título do trabalho, nome do autor, orientadores, endereço, telefones, e-mail, etc.) e, por ocasião da conclusão da inscrição, o sistema exigirá do responsável, anexar o texto em arquivo digital, formato PDF, observada a obrigatoriedade da exigência discriminada no item III.5.

III.2 – Somente serão aceitos trabalhos de autoria de bacharéis em economia registrados e em situação regular junto ao Conselho Regional de Economia do Rio de Janeiro.

III.3 – Durante o prazo de inscrição dos trabalhos, o responsável pela inscrição, poderá através de sua SENHA, a qualquer tempo, incluir trabalhos até o limite de 3 (três) trabalhos, em conformidade com o regulamento.

III.4 -  Encerrado o período de inscrição, o site estará bloqueado à qualquer tentativa de acesso do coordenador/responsável.

III.5Serão desclassificados pelos examinadores, trabalhos anexados em arquivo PDF, que identifiquem o autor, a instituição de ensino e/ou orientador(es), em qualquer parte do texto..

IV. Da organização e avaliação dos trabalhos

IV.1 - A Comissão do Prêmio será composta por 3 (três) conselheiros, indicados pelo plenário do CORECON-RJ, responsáveis pela coordenação de todas as etapas do certame.

IV.2 -  A Banca Examinadora será indicada pelo(s) 3 (três) conselheiro(s) da Comissão e composta por 5 (cinco) profissionais com notório saber no campo da Ciência Econômica, com a metodologia e elaboração de trabalhos científicos e com título de Doutor.

IV.3 - Cada um dos 5 (cinco) examinadores do certame terá uma SENHA específica, visando acessar o sistema para visualização, exclusivamente, dos trabalhos que estarão sob a sua responsabilidade de análise. Cada examinador, de posse da sua SENHA, terá acesso à tela com todos os critérios de avaliação discriminados na planilha, para o registro das respectivas notas. O examinador poderá também, se assim desejar, imprimir o(s) trabalho(s) que lhe couber avaliar. Encerrado o período de avaliação, o sistema bloqueará qualquer tentativa de acesso por parte do examinador.

IV.4 -  A apuração dos resultados e critério de desempate se darão conforme metodologia estabelecida pela comissão. Persistindo o empate, será classificado em primeiro lugar o candidato com maior idade, sucessivamente, considerando dia, mês e ano de nascimento.

IV.5 – O examinador não terá acesso aos trabalhos inscritos pela instituição de ensino com a qual mantenha qualquer tipo de vínculo.

IV.6 – As decisões da comissão do certame e da banca examinadora são irrevogáveis e definitivas, vetada, portanto, qualquer forma de solicitação de revisão das premiações.

V. Dos Critérios de Avaliação

V.1Os trabalhos serão avaliados de acordo com os critérios abaixo. Para cada critério serão dadas notas de 1 a 10, admitidas até duas casas decimais, sendo de meio em meio ponto. A nota final será o resultado da média aritmética simples.

1. Identificação e delimitação do tema (apresentação clara do objeto de estudo com adequada delimitação da situação problema);

2. Precisão, profundidade e clareza da análise (evitando-se digressões e tautologias);

3. Estruturação (ordem, composição e sequência lógica);

4. Coerência das conclusões sobre os problemas levantados e da análise desenvolvida no decorrer da dissertação;

5. Revisão Bibliográfica e fundamentação teórica;

6. Adequação às normas da ABNT para elaboração de texto, correção da terminologia e escrita;

7. Importância do tema e relevância do estudo proposto.

VI. Da premiação

VI.1 -  O trabalho classificado em primeiro lugar será premiado com o valor de R$ 6.000,00 (seis mil reais), sujeito à incidência, dedução e retenção de impostos, conforme legislação em vigor, por ocasião da data de pagamento.

VI.2 -  O prêmio é intransferível e inegociável, e terá validade até o último dia útil do ano vigente. Em caso de renúncia à premiação, o CORECON-RJ deliberará sobre a destinação do seu valor;

VI.3 – Caberá ao Plenário do CORECON-RJ fixar e divulgar, anualmente, o prêmio a ser concedido ao vencedor, o prazo de inscrição, data e local da cerimônia de premiação que poderá realizar-se na sede da instituição de ensino responsável pela inscrição do trabalho premiado

VII. Das Disposições Finais

VII.1 – A inscrição no certame implica automática cessão gratuita dos direitos de publicação do trabalho premiado, ficando autorizada a reprodução do todo ou em parte, em qualquer tempo e/ou meio editorial de comunicação, a critério do CORECON-RJ e de outras instituições que contribuam financeiramente para a concessão do prêmio.

VII.2 – O trabalho vencedor será impresso, no seu formato original com todas as identificações e ficará arquivado na Biblioteca do CORECON-RJ, disponibilizado ao público para consulta.

VII.3 – A inscrição da dissertação de mestrado por parte do coordenador do programa de pós-graduação da instituição de ensino, implica na sua plena responsabilidade pela aceitação por parte do autor, de forma ampla e irrestrita, de todas as exigências e disposições deste regulamento, acarretando desclassificação o não cumprimento de qualquer de seus dispositivos, a juízo da Comissão e Banca Examinadora;

VII.4 –Os casos omissos serão resolvidos pelo Plenário do CORECON-RJ.

 

PARTICIPE!